A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
Convido você a pensar e refletir em todos os cuidados que você tem com você mesmo. Como você tem cuidado de si mesmo?
Quando se fala em ter hábitos de autocuidado, fala-se em estar atento às próprias necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar.
Diante disso, quero te fazer algumas perguntas: o quanto de autocuidado você tem aplicado em sua vida? Você tem dedicado o seu tempo a você mesmo? A sua saúde não só física, mas também mental?
É muito importante ser atencioso e se preocupar com as pessoas queridas a sua volta. Cuidar de familiares, amigos e demais pessoas que estimamos muito é bom e importante. Mas não é saudável cuidar de outras pessoas e negligenciar cuidados a si mesmo. Cuidar de si mesmo também é extremamente importante, afinal, não adianta você cuidar de todos e se esquecer da pessoa mais importante do mundo: você!
Se você está pensando que ter autocuidado é o mesmo que estar bem o tempo todo, você está errado. Autocuidado é abrigar-se dos confortos e desconfortos que a vida traz, é ver quais são as causas desses confortos e desconfortos, e escolher agir ou não, de forma positiva sobre elas.
Hábitos não são adquiridos e consolidados em nosso cotidiano da noite para o dia. Mas, ter a consciência de que são hábitos importantes para o nosso bem estar já é o começo de uma transformação. Desta forma:
1 – Desenvolva o autocuidado com exercícios físicos
2 – Autocuidado com bons hábitos de higiene
3 – Autocuidado é ter uma vida social
4 – Aprenda a dizer NÃO para desenvolver o autocuidado
Vamos aproveitar este tempo para mudar mini-hábitos. Isto pode ser o começo de uma vida com mais qualidade, autonomia e bem estar e nos proporcionará a possibilidade de sermos protagonistas do nosso envelhecimento.
#envelhecimentosaudável #novoestilodevidaativa #longevidadeativa #viva+