BLOG

Intervenção da Atividade Física durante o Tratamento do Câncer

Intervenção da Atividade Física durante o Tratamento do Câncer

04 de fevereiro, DIA MUNDIAL CONTRA O CÂNCER.

Intervenção da Atividade Física durante o Tratamento do Câncer.

São muitas as novidades na vida de uma pessoa que recebe o diagnóstico de câncer:

quimioterapia, radioterapia, sonda, cateter, remédios, queda de cabelo, diminuição da líbido, enfraquecimento das unhas e um cansaço imensurável.

Algumas pessoas ganham peso outras perdem peso, as preocupações são diversas e muitas pessoas acabam deixando a atividade física em segundo plano.

Recentes pesquisas científicas demonstram que a prática de exercícios físicos não só é segura e possível durante o tratamento do câncer, como também é primordial para passar a fase do tratamento com mais qualidade de vida. Portanto:

  • melhora a disposição, o funcionamento do organismo;
  • evita a fadiga crônica;
  • diminui a ansiedade e aumenta autoestima;
  • melhora o equilíbrio diminuindo o risco de quedas;
  • melhora o fluxo sanguíneo;
  • diminui o risco de desenvolver depressão;
  • diminui as náuseas, ajuda no controle do peso corporal;
  • tornando-se independente para suas atividades diárias;
  • mantem e melhora a capacidade física.


O exercício físico tem sido utilizado como forma de prevenção, parte do tratamento e para controle dos efeitos colaterais ocasionados pelas intervenções hospitalares durante o tratamento, além disso, os exercícios físicos ajudam a manter a composição corporal adequada (a distribuição entre músculos, gordura e ossos no corpo), a diminuir a perda de massa muscular e a manter o bom funcionamento cardiorrespiratório (coração e pulmão).

A fadiga muscular e o cansaço crônico é um dos efeitos colaterais mais aparentes durante o tratamento, em especial, na quimioterapia, e o exercício físico intervém para neutralizar parte dessa sensação incomoda.

Mesmo com todos os benefícios, a atenção na prescrição dos programas de exercícios físicos são determinantes nos resultados positivos que esses são capazes de alcançar, para isso, nós da Academia Viva+ estamos prontos para te ajudar a passar por essa fase com uma estável e melhor qualidade de vida para assim progredir o seu tratamento.