BLOG

26 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

26 de Abril – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para a prevenção e combate a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

 

Manter-se em equilíbrio está cada dia mais difícil. Noites mal dormidas, alimentação desequilibrada, estresse e sedentarismo são alguns hábitos ruins que interferem na saúde do nosso corpo como um todo.

 

Nosso coração, por exemplo, é um órgão vital que precisa de cuidados especiais. Você sabia que as doenças cardíacas são as principais causas de óbito no mundo? Por isso, quanto mais saudável for o estilo de vida, melhor será a saúde do coração.

 

Conheça 10 atitudes que ajudam a manter seu coração saudável:

 

1. Exercite-se regularmente.

As melhores modalidades são os exercícios aeróbicos, como caminhar, correr e nadar. Recomenda-se ao menos 150 minutos por semana, em sessões de 30 minutos em média.

 

2. Acompanhamento médico de rotina.

É importante para afastar qualquer suspeita de problemas cardíacos, ou iniciar o tratamento caso já tenha sido identificada alguma alteração.

 

3. Higiene bucal.

Algumas pesquisas já apontam ligação entre a má higiene bucal e doenças do coração. Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, especialmente após as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), faça uso de fio dental e, quando incicado por um especialista, use enxaguante bucal.

 

4. Cuide da mente.

Dedique alguns minutos do dia para uma atividades recreativas. Ler, assistir um filme, escrever ou fazer artesanato pode ajudar a relaxar, afastando o estresse diário.

 

5. Consuma sal com moderação.

Essa é uma das principais atitudes para manter o coração saudável. Pois o uso excessivo de sal propicia o aumento da pressão arterial.

 

6. Entretenimento.

Ter momentos de descontração é essencial para a saúde do coração, pois a alegria ajuda a relaxar.

 

7. Controle da glicemia.

Controlar o índice de glicose é ficar de olho no diabetes. Evite consumir em excesso carboidratos e açucares.

 

8. Controle o peso:

Uma atitude fundamental e muito importante para manter o coração saudável é o controle do peso, já que o sedentarismo, a obesidade e a hipertensão são fatores de risco para um infarto.

 

9. Faça uma dieta balanceada.

O principal vilão de uma alimentação adequada é o consumo em excesso de gorduras e, como dito anteriormente, de sal e açúcar. Inclua porções de frutas, legumes, verduras e proteínas magras em todas as refeições.

 

10. Controle o Colesterol.

Evite alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, como margarinas, embutidos, biscoitos recheados, carnes gordas, sorvetes, etc. Opte sempre por alimentos frescos, ricos em nutrientes e com baixo índice de gordura.